mercoledì 6 ottobre 2021

RNA inaugura canal online internacional

A Rádio Nacional de Angola (RNA-E.P) conta, desde ontem, com um canal internacional online 24 horas, que vai difundir conteúdos informativos, entretenimento, desporto, marketing e publicidade.

O canal vai emitir em português, inglês, francês e lingala (língua falada na República Democrática do Congo).
Com este canal, a RNA atinge o formato multimídia, com a emissão de conteúdos que propaguem a imagem de Angola no exterior do país.

O grupo RNA conta ainda com oito canais temáticos, nomeadamente Canal A, Rádio 5, Rádio Ngola Yetu, Rádio Luanda, Rádio FM Stereo, Rádio Cazenga, Rádio Viana, Rádio Escola, e 18 estações regionais.

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, afirmou que o novo canal radiofónico representa um novo estágio e  ciclo de modernização da RNA.

Segundo o ministro, a RNA tem sido campeã na inovação, comprovada com o seu percurso tecnológico.
"É um novo passo, com a emissão de um canal online 24 horas por dia, com programação própria, os ouvintes na diáspora podem ter acesso à informação do país em tempo integral”, considerou.

Manuel Homem garantiu que o desafio de modernização das infra-estruturas da RNA continuará, para a obtenção de melhores resultados, bem como estender o sinal a todo o território nacional.

"Temos a obrigação de continuar a levar informação a todo o mundo, que será agora com mais abrangência, através do endereço electrónico www.rna.ao”, disse o ministro, incentivando os profissionais da RNA a trabalhar para manter bem informado os angolanos, continuar a promover o debate organizado e sério de ideias e a garantir a participação democrática dos cidadãos no exercício da liberdade de expressão.

Por seu turno, o presidente do Conselho de Administração, Pedro Cabral, informou  que a RNA Internacional surge no quadro das políticas que visam desenvolver uma nova forma de fazer rádio, onde os ouvintes são maioritariamente internautas. 

Pedro Cabral acrescentou que a RNA aposta na expansão do sinal e na melhoria das condições sociais dos trabalhadores.
Para o director interino da RNA Internacional, Alberto de Jesus, a vantagem é que a comunicação estará livre de interferências e será mais audível em formato de rádio-visão (Rádio e Televisão Digital).

 Alberto de Jesus fez saber que, num futuro breve, poderão adicionar o espanhol, mandarim e suaili. O canal internacional era transmitido no canal Ngola Eytu.


  Mensagem de felicitações

O secretariado do Bureau Político do MPLA saúda a Radiodifusão Nacional de Angola pelo seu 46º aniversário, assinalado ontem, encorajando o Conselho de Administração e o colectivo de trabalhadores a continuarem a trabalhar de forma abnegada, cumprindo patrioticamente a nobre missão circunscrita em informar, educar, recrear e edificar uma Angola de um só povo e uma só nação.

"Pelo valor da Rádio Nacional de Angola na construção duma democracia pujante em Angola, o secretariado do Bureau Político do Comité Central do MPLA reitera o compromisso de continuar a defender a mobilização de incentivos que permitam materializar a produção e veiculação de uma informação plural, competitiva, isenta e independente, mantendo informadas as populações das grandes realizações materializadas e por materializar, neste contexto de adversidades advenientes da pandemia da Covid-19", lê-se na mensagem.

O Bureau Político do MPLA acrescenta que, no âmbito da ampliação das conquistas alcançadas em termos de direitos e garantias da liberdade de expressão, pilares de um Estado democrático de direito, advoga e estimula a prestação de um serviço público de informação que promova a sã convivência social, divulgando conteúdos que reforcem a unidade, a reconciliação nacional e a cidadania participativa.

O MPLA encoraja a RNA  a continuar com o processo de modernização tecnológica e formação técnica e profissional.